A Casa da Bernarda Alba

A Casa da Bernarda Alba – João Grosso

A Casa da Bernarda Alba

João Grosso

João Manuel Vieira Grosso nasceu em Lisboa em 1 de Outubro de 1958.
Licenciado em Teatro – Ramo Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.
Foi discípulo de Germana Tânger com quem desenvolveu projectos na área da voz e dicção. É professor na Escola Superior de Teatro e Cinema e actor residente do Teatro Nacional D. Maria II.
Encenou: The Wasteland, de T.S. Elliot; Dinis e Isabel, de António Patrício; As Criadas, de Jean Genet; A Audição, de Michel Deutsch; O Ano do Pénis (colagem); Há Engano na Pessoa (colagem); Luto de Jorge de Sena; La Milagrosa a partir de Petróleo de P.P. Pasolini; Anfitrião de H. von Kleist; Cântico dos Cânticos, texto incluído nos livros sagrados hebraicos e cristãos;  Orgia de P. P. Pasolini; Vulcão de Abel Neves. Foi responsável pela dramaturgia e remontagem da primeira versão integral de Barcas (Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca do Purgatório e Auto da Barca da Glória) de Gil Vicente com encenação de Giorgio Barberio Corsetti.
Trabalhou com os encenadores Anabela Mendes, Artur Ramos, Carlos Avilez, Fernanda Alves, Fernanda Lapa, Mário Feliciano, Maria Germana Tânger, João Perry, João Mota, Jorge Listopad, Jorge Lavelli, Luis Miguel Cintra, Nuno Carinhas, Ricardo Pais, Giorgio Barberio Corsetti, entre outros.
Encenou e interpretou os espectáculos de poesia: Ode Marítima de Fernando Pessoa/Álvaro de Campos, Manucure de Mário Sá-Carneiro, Cena do Ódio de Almada Negreiros, Torga de Miguel Torga, Look Back in Anger de Carlos de Oliveira, África Raiz de Fernanda de Castro, Do Pobre BB de Bertolt Brecht, A Palavra e a Música de F. Garcia Lorca, Nobre de António Nobre, e Aqui Há Poesia, antologia de Poetas Portugueses. Tem apresentado recitais por todo o país e estrangeiro (Espanha, Itália, Luxemburgo, Bélgica, Canadá e Macau).
No cinema trabalhou com os realizadores António da Cunha Telles, António de Macedo, Fernando de Almeida e Silva, Joaquim Leitão, João Pedro Ruivo, Jorge Marecos, Júlio Alves, Walter Sales, Pedro Ruivo, Rita Nunes e Roberto Faenza, Tom Job Azuley, participando nos filmes O Alferes, A Tempestade da Terra, Menos Nove, A Fachada, Afirma Pereira, Pandora, Encontros Imperfeitos, A Força do Atrito, Requiem para um Narciso, Ao Fim da Noite, O Resgate, A Paixão de Marialva, entre outros.
Na televisão trabalhou com os realizadores Artur Ramos, José Fonseca e Costa, Walter Avancini, Suzana Amaral, Zita Rocha, entre outros, participando em tele-filmes, séries e telenovelas.
Gravou discos de poesia e obteve prémios como melhor actor de teatro e televisão.
Participou na Biennale di Venezia 2001, integrando o elenco de Woyzeck, de Georg Büchner, com encenação de Giorgio Barberio Corsetti, com interpretação em língua italiana.
Foi vogal com competências de Director Artístico da Comissão de Gestão do Teatro Nacional D. Maria II entre 2001 e 2003.