ACTSchool – Misantropo | Stabat
25 a 28 Julho de 2024
SINOPSE
misantropo
|ô|
(mi·san·tro·po)
adjectivo e nome masculino
1. Quem tem aversão aos seres humanos.
2. Quem não gosta da convivência social.
3. Quem é melancólico.
O Misantropo é a crítica feita à corte e à sociedade do século XVII que, quase 400 anos depois, continua estranhamente actual, moldando os mesmos temas das fachadas e hipocrisias à forma de viver dos dias de hoje.
Alceste é O Misantropo, um homem que rejeita as convenções da sociedade da época – que considera hipócritas e cobardes; e que leva ao extremo as suas convicções de honestidade e justiça, doa a quem doer.
Tudo isso é deitado por terra quando se apaixona por Celimena. Uma mulher que, contra todas as expectativas, é exactamente o contrário daquilo que Alceste advoca, participando com entusiasmo nos boatos e convenções da corte. A rigorosa bússola moral do nosso “herói” acaba por ser corrompida pelo amor e desejo. Ou terá sido o melhor que lhe podia ter acontecido?
É tempo de pensar nas convicções que nos movem: quais são elas, e quais os seus limites? Até quando são qualidades, e quando passam a constituir intolerâncias extremistas? Serão a misantropia e o exílio exageros, ou compreensíveis? E será o amor algo de bom ou que afinal nos desconstrói e destrói completamente?
Quantos Alcestes ou Celimenas conhecemos? Haverá uma existência mais correcta que outra?
Ou seremos todos uma mistura de cada um, e será esse paradoxo constante o que nos torna irremediavelmente humanos?
SINOPSE
Espectáculo construído a partir do texto de Jean-Pierre Siméon ”Stabat Mater Furiosa” em diálogo com depoimentos de crianças em cenário de guerra. Stabat é uma denúncia contra a guerra. Uma reflexão contemporânea sobre a humanidade.
Ficha Artística / Técnica
O MISANTROPO
Encenador:
Petronille de S. Rapt
Interpretação:
Alunos 2º ano Noite da ACT –
Afonso Ambrósio, Ana Lamas, Carla Gil Barreiros, Catarina Guerra, Cristiana Gaspar, Inês Miranda Pereira, Inês Monteiro, Lina Rodrigues, Alec Catarino, Maria Castanheira, Mariana Nobre, Mariana Vicente, Marisa Camões, Nelson Reis, Tiago Pereira
***
STABAT
Adaptação de Stabat Mater Furiosa de Jean Pierr Siméon
Encenação:
Sofia de Portugal
Figurinos:
Tatiana Afonso
Desenho de Luz:
Hugo Franco
Intérpretação:
Alunos do 2º ano do Curso Profissional de Actores da ACT:
Carolina Coelho, Carolina Silva, Dafne Lopez, Francisco Mendes, Hélder Afonso, João Cardoso, Lara Gonçalves, Luz Barbosa, Noé Alexandre, Rita Dias, Ruben Vieira, Sofia Pinto e Vicente Miranda.
***
Duração de cada: 120 min.
M/12
Preço: Geral – 5€